Preset - Segurança do Trabalho

Como fazer a sanitização no ambiente de trabalho?

Por Preset em 25/04/2019
Como fazer a sanitização no ambiente de trabalho?

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros impactos à vida das pessoas e, também, à economia, já que, com a quarentena, muitas empresas precisaram adotar outros modelos de operação, como o home office. Agora, com o retorno ao trabalho presencial, novos hábitos de higiene e cuidados para evitar aglomerações serão necessários para reduzir os riscos de disseminação da Covid-19. 

Para que a retomada das atividades ocorra de forma segura, sem contaminações e o consequente risco de afastamento dos colaboradores, é fundamental que as empresas promovam adequações ambientais e, também, orientem seus funcionários sobre as medidas preventivas necessárias. Quer saber mais sobre isso? Confira, em nosso artigo, o que fazer para preparar a sua empresa e as equipes para o retorno ao trabalho com segurança!

O que fazer para que o retorno ao trabalho presencial seja seguro?

Mesmo que de forma gradual, todas as empresas estão retomando suas atividades presenciais. Embora algumas profissões possam permanecer trabalhando em home office, para a maior parte das pessoas, a ida ao ambiente de trabalho, mesmo que de forma esporádica, será inevitável. 

Assim, a solução para minimizar os riscos (enquanto não existe uma vacina para o novo coronavírus) é preparar o ambiente de forma adequada para atender às novas regras de higiene e conscientizar os colaboradores sobre a importância das boas práticas. Confira, a seguir, 5 dicas para manter a saúde e a segurança em sua empresa!

1. Forneça EPIs e oriente sobre o uso adequado

Além de fornecer máscaras de proteção e luvas, quando a atividade exigir, é importante orientar as equipes sobre o uso de maneira adequada. Isso significa explicar a importância de trocar a máscara ao longo do dia, como higienizá-las de forma correta ao chegar em casa e, se forem descartáveis, instituir um local seguro para isso, evitando que fiquem no lixo comum, que pode ser manuseado por outras pessoas. Vale destacar que cabe à empresa fiscalizar esse uso. 

Além disso, é fundamental instalar dispensers de álcool em gel 70º no ambiente, manter sabonete líquido e toalhas descartáveis nas pias e redobrar os cuidados com higienização dos ambientes, especialmente em sanitários e refeitório. Os EPIs não descartáveis devem receber todos dos cuidados de higienização adequados. 

2. Estabeleça protocolos de prevenção ao contágio

Além das medidas individuais de proteção, como o uso de EPIs adequados e a lavagem frequente das mãos, é imprescindível estabelecer alguns protocolos de prevenção de doenças:

  • mantenha janelas abertas sempre que possível, para garantir a circulação do ar no ambiente;
  • evite portas fechadas — com isso, além de melhorar a circulação do ar, as pessoas não precisarão colocar as mãos em maçanetas;
  • oriente cada profissional a ter sua própria garrafa de água, evitando o uso de bebedouros;
  • mantenha cuidados redobrados de higienização do ambiente;
  • explique aos funcionários a importância de manter o distanciamento seguro;
  • se possível, estabeleça a obrigatoriedade de medição de temperatura na entrada da empresa — a qualquer sinal de febre, o colaborador deve ser dispensado do trabalho;
  • afaste temporariamente todos os colaboradores que apresentarem sintomas de gripe, febre, tosse ou outras doenças respiratórias — tenha atenção especial aos funcionários que fazem parte de grupos de risco.

3. Realize as adaptações necessárias nos ambientes

Além da orientação sobre a necessidade de manter o distanciamento físico, podem ser necessárias adequações ambientais, para aumentar a segurança:

  • reorganize as posições físicas de trabalho, de modo a manter o distanciamento entre os funcionários — se necessário, podem ser instaladas divisórias de acrílico;
  • organize os intervalos de almoço e descanso de forma que apenas uma quantidade mínima de pessoas permaneça no refeitório ao mesmo tempo;
  • separe mesas e cadeiras no refeitório e adote talheres descartáveis ou embalados individualmente;
  • instale pias para lavagem de mãos ou ofereça álcool em gel para higienização na entrada do local, tornando o procedimento obrigatório para todos;
  • evite temporariamente o uso de sistemas de autorização de entrada baseados em digitais ou senhas, para que não seja necessário o manuseio dos equipamentos.

4. Mantenha as medidas de distanciamento social

Além de melhorar o ambiente interno da empresa, para garantir o distanciamento adequado, outras medidas podem contribuir para evitar aglomerações. A reorganização dos turnos ou a adoção de jornadas alternativas de trabalho, por exemplo, são opções interessantes. 

Com a mudança nos horários de entrada e saída, é possível evitar que os profissionais necessitem utilizar transportes públicos em horários de pico, o que minimiza o risco de exposição a doenças. Além disso, é recomendado organizar os horários de forma que pessoas de turnos distintos não se encontrem no ambiente de trabalho. 

Evite, também, a realização de reuniões. Prefira usar aplicativos de videoconferência nessas ocasiões e, também, para a realização de palestras e treinamentos, de modo que os colaboradores não necessitem reunir-se em um ambiente fechado nesses momentos. Caso o encontro seja imprescindível, o ideal é que seja realizado em ambiente aberto, ao ar livre, mas sem contato próximo entre as pessoas.

5. Reforce a comunicação

Para promover o esclarecimento e a adesão de todos às boas práticas, a comunicação tem papel essencial. Além de encaminhar informações sobre os cuidados preventivos e a importância de seguir as regras, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa também deve fornecer todas as orientações necessárias e garantir o fornecimento de EPIs para as equipes. Vale destacar que a comunicação transparente é essencial para que os colaboradores se sintam seguros e confiantes no retorno ao trabalho. 

Todas as rotinas da empresa precisam mudar?

No chamado “novo normal”, o ideal é que as mudanças sejam duradouras, para garantir a segurança, a confiança e a saúde mental dos funcionários. Dessa forma, as equipes se sentem mais motivadas com o retorno ao trabalho presencial, e a empresa consegue recuperar o fôlego após o período de pandemia. 

Com conscientização e cautela, o risco de contágio torna-se reduzido, o que evita insegurança, despesas decorrentes de afastamento de colaboradores e queda na produtividade. Ao seguir os protocolos corretos, o retorno ao trabalho presencial traz benefícios a toda a sociedade, que volta a produzir e gerar renda, sem colocar vidas em risco. 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..