Preset - Segurança do Trabalho
PCA

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

Através da experiência profissional e o conhecimento técnico e científico para auxiliar à sua empresa a implantar o PCA, propomos colaborar para que esta possa fornecer as diretrizes necessárias para que os investimentos realizados com recursos humanos, na área da prevenção sejam revertidos em lucro e qualidade de vida dos trabalhadores. É plenamente possível evitar a perda auditiva dos funcionários que são admitidos com audição normal e evitar a progressão das perdas auditivas já instaladas, considerando-se a irreversibilidade e a severidade da perda. Podemos afirmar que o ruído pode destruir a audição e levar ao “stress” físico e psicológico. Não existe curas para a maioria dos efeitos produzidos pelo ruído, sendo, portanto a prevenção o único meio para se evitar o dano à saúde. O PCA é um programa previsto na NR 9 que objetiva “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”. No entanto, senhor empresário, com a implantação do PCA, só terá a ganhar com a melhoria da qualidade de vida e do trabalho e a elevação da auto-estima do seu funcionário e o orgulho que ele terá por trabalhar na empresa.

Objetivo geral

Conservar a acuidade auditiva para que a saúde dos trabalhadores expostos a níveis de ruídos perigosamente altos seja preservada..

Objetivos Específicos:

Prevenir a saúde do trabalhador por meio de condutas que permitam não só a redução do risco de doenças ocupacionais, principalmente perdas auditivas, mas também suas conseqüências: absenteísmo, produtividade e perda da qualidade de vida.

METODOLOGIA:

O programa de Conservação Auditiva – PCA (Portaria 19 / (1998), compreende as seguintes atividades: 1. Avaliação dos níveis de ruídos e determinação da exposição dos trabalhadores a este agente; 2. Audiometria tonal e vocal; 3. Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores a fim de detectar possíveis alterações; 4. Orientação ao trabalhador e a empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruídos e medidas preventivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os temas abordados nas palestras serão: • O aparelho auditivo e cuidados básicos; • Efeitos do ruído na audição e forma de prevenção (utilização de EPI) • O acompanhamento e a Orientação individual implica em ajustamento de setores, de acordo com à necessidade e a segurança do trabalhador em acordo com a empresa. • Encaminhamentos para a realização de outros serviços médicos, caso haja necessidade e treinamento individual do uso adequado dos EPI. • A Audiometria constará da: 1. Anamnsese do paciente 2. Otoscopia 3. Audiometria dos limiares tonais e vocais 4. Encaminhamentos necessários a outros profissionais, se necessário. • A medição fará uso do aparelho decibelímetro em todos os setores do grupo empresarial.

Aguarde..